O “pulso aberto” é um termo popular muito amplo frequentemente utilizado para descrever um quadro de dor “interna” no punho que pode estar associado a diminuição do movimento e por vezes da força. Muitas doenças estão relacionadas com esses sintomas, variando de tendinites, estiramentos ligamentares até problemas ósseos como fraturas.
Na maioria dos casos a dor é descrita como um cansaço pois ela incomoda bastante porém não o suficiente para tomar um analgésico. Ao invés disso, o paciente opta por “apertar” o punho com a mão ou uma “munhequeira” pois sente um conforto.
Mas porque isso acontece⁉️
O nosso punho, como qualquer articulação, toda vez que é movimentado, produz um líquido que lubrifica essa articulação. Quanto mais a gente movimenta o punho, mais líquido é produzido. A capacidade de “escoamento” desse líquido é limitada, ou seja, se produzirmos mais que esvaziamos vamos ter uma articulação cheia de líquido, que estica a cápsula revestimento da articulação e assim causando a dor.
Esse fenômeno por si só é normal.
O problema é que muitas vezes nós temos algumas situações que estimulam a produção de mais líquido que o normal e isso NÃO é normal. Uma dessas situações é uma lesão (mesmo que pequena) de um ligamento dentro do punho.